Perguntas Frequentes

O QUE É UMA CAUSA?

Uma causa é um movimento criado para a transformação social. Associada a um projeto, a uma ideia ou a uma prática social com impacto na comunidade como um todo, mesmo que inicialmente surja da necessidade concreta de um indivíduo.

COMO ME POSSO REGISTAR NESTA PLATAFORMA?

Para se registar na ação aceda à página principal AQUI e proceda ao registo. O registo na página pode ser feito através da sua conta de Facebook ou Twitter ou ainda através da inserção do seu e-mail e escolha de uma password.

COMO POSSO ESTRUTURAR UMA CAUSA?

Identifique no seu dia-a-dia eventos que fizeram despoletar em si algo que o deixou desconfortável, não sendo uma reclamação pessoal e tendo como âmbito o maior número de pessoas possível, descreva da melhor forma aquela que considera a sua causa.

COMO POSSO SUBMETER UMA CAUSA?

Após o registo na plataforma tem acesso imediato à sua área pessoal onde pode explicar os detalhes da causa e submeter imagens caso considere que melhor a fundamentam e enquadram. Não são permitidas menções a partidos e iniciativas políticas, marcas, instituições, comunidades, movimentos, empresas ou indivíduos que não o próprio autor da causa.

POSSO SUBMETER MAIS DO QUE UMA CAUSA?

Sim. Na sua área pessoal consegue visualizar todas as causas submetidas, aprovadas e recusadas.

POSSO CONVIDAR AMIGOS E FAMILIARES A APOIAR A MINHA CAUSA?

Sim, através da sua área pessoal pode escolher a causa selecionar a opção partilhar causa, é gerado um post de Facebook ou Twitter basta que faça publicar. Pode ainda copiar o link direto gerado na sua causa e enviar por e-mail, os destinatários acedem diretamente e podem votar.

DEPOIS DE SUBMETER A MINHA CAUSA O QUE ACONTECE?

Após a submissão da sua causa receberá um e-mail de confirmação. A DECO PROTESTE irá analisar a sua causa e aprovar ou rejeitar a publicação. Caso seja aprovada fica de imediato disponível na página principal com a possibilidade de receber votos. Caso seja recusada será informado do motivo e a causa apenas fica arquivada na sua área pessoal.

O utilizador que tiver a causa mais votada será contactado pela DECO Proteste no sentido de ser informado dos próximos passos no desenvolvimento da sua causa e que será objeto de trabalho pela DECO Proteste em 2018/2019.

A MINHA CAUSA FOI RECUSADA POR SER UMA RECLAMAÇÃO, O QUE POSSO FAZER?

A plataforma DECO CAUSA EFEITO foi criada para a identificação de causas coletivas que promovam o bem comum e que ajudem a tornar Portugal num país melhor. No entanto, estamos disponíveis para ouvir a sua reclamação. Assim, caso deseje apresentar uma reclamação pode escolher no email que recebeu com a informação de recusa se pretende submeter essa reclamação na nossa plataforma https://www.deco.proteste.pt/reclamar ou se prefere ver a sua questão ser analisada pela nossa equipa de juristas.

NÃO QUERO SUBMETER NENHUMA CAUSA MAS QUERO VOTAR, POSSO?

Sim. É possível apenas votar na ou nas causas com as quais se identifica, basta que para isso faça o registo.

QUERO SABER OS RESULTADOS DAS CAUSAS EM QUE VOTEI, É POSSÍVEL?

Sim. Na sua área pessoal pode aceder a Causas Apoiadas e ver todas.

POSSO VOTAR MAIS DO QUE UMA VEZ NUMA CAUSA?

Não pode fazer mais do que um voto na mesma causa, no entanto pode votar em várias causas.

COMO SEI QUAL A CAUSA QUE GANHOU E QUE VAI SER TRABALHADA PELA DECO PROTESTE?

Todos os registados na ação receberão um e-mail com a informação da causa vencedora e dos próximos passos. Os utilizadores são convidados a ter um papel ativo no desenvolvimento da causa. Só juntos conseguimos ter mais força para que esta causa seja de todos.

O QUE ACONTECE A TODAS AS CAUSAS QUE NÃO FORAM ESCOLHIDAS?

Todas as causas submetidas serão analisadas pela DECO PROTESTE e ainda que não tenham obtido a maior votação podem vir a ser integradas no trabalho que a DECO PROTESTE desenvolve para os consumidores.

QUANDO TERMINA ESTA AÇÃO E É CONHECIDA A CAUSA VENCEDORA?

Esta ação encerra a submissão e votação de causas no dia 13 de maio. A causa vencedora será conhecida a 22 de maio.